Unidade CAL Laranjeiras
Sala 1
"Each man kills the thing he loves" (Oscar Wilde)
“Barba Azul”, o antigo conto de fadas publicado pela primeira vez por Charles Perrault em 1697 fala daquele misterioso assassino nobre que mata as suas seis mulheres e guarda todos esses cadáveres no seu castelo, até que a sua sétima jovem mulher descobre seu segredo e consegue fugir desse amor mortal.
O Barba Azul mata o que ama?
Esse é a pergunta, o motivo e a metáfora que foi adaptada e retrabalhada para numerosas obras, outros contos de fadas, histórias, dramas, filmes, óperas e ilustrações.
O Barba Azul de Dea Loher conta a história pelo prisma de um homen pós-moderno, nas suas alienações e crises de identidade, distante e oposto do clássico Barba Azul (cavalheiro nobre e poderoso que atua como um patriarca através da proibição e controle).
Quando Dea Loher chama ao seu Barba Azul a "esperança das mulheres", há uma ironia silenciosa, bem como uma inversão da situação do conto original.
O seu Henrique Barba Azul é um vendedor de sapatos. Um homem fraco, cuja insegurança e instabilidade emocional o tornam a base ideal para as infinitas projeções dos mais diversos tipos de mulheres que o encontram na peça de Dea Loher. O que todas essas mulheres têm em comum é o sonho de um amor utópico, que elas perseguem e projetam em Henrique. Um amor "sem medida", um amor que amam mais do que a si próprias, um amor pelo qual morreriam. Não podem se consumir o suficiente no desejo de se renderem e de se dedicarem completamente.
Dea Loher nos leva ao inferno para onde um desejo romântico por um amor ideal, um "amor além da medida" pode nos conduzir.
Ole Erdmann
diretor
Dea Loher
Carola Saavreda
Ole Erdmann
Julia Brandão
Antonio Pedro Eifler
Julia Brandão
Ole Erdmann
Turma TEC 4D
Turma TEC 4D
Ole Erdmann
Antonio Pedro
Ole Erdmann
Jayme de Souza
Joás de Souza
Paulo Roberto dos Santos
Pablo Henriques
Rita Ariani
TEC 4D
Alexsandra Torres
Andre do Vale
André Pain
Beatriz Siracusa
Débora Wainstock
Dju
Erick Santos
Giselle Barcasi
Igor Salmito
Jade Pereira
Julia Couto
Luciano Pontes
Matheus Real